Este post é endereçado a todos vocês, mas diz respeito mais especificamente aos personagens Coristas do grupo - que são dois até o momento.
Depois de dar uma conferida nas regras e uma boa lida no Tradition Book Celestial Chorus, decidi liberar a compra de Fé Verdadeira para os magos Coristas.
Sou Orador/Adepto/Verbena/Euthanatos, mas sou muuuuuito devoto. ò__ó Posso comprar também?
R.: Não e vai perder ponto se não aprender a ler: apenas para os magos Co-ris-tas.
COMO VAI FUNCIONAR (termos de regra)
1. Em ficha, o personagem terá outra reserva (como a de Força de Vontade) para Fé Verdadeira.
2. O nível de Fé Verdadeira não poderá ser maior que o nível de Arete.
3. Na ficha inicial, o nível limite para Fé Verdadeira é 2.
4. O custo para evoluir Fé Verdadeira é 4 pts por bolinha na ficha inicial, e nível atual x8 na ficha in on.
Ainda não tenho uma palavra final sobre isso, mas estou pensando em usar a regra de Fé Verdadeira como a regra de Arete, de forma que o mago deverá passar por uma espécie de Procura (sem a perda dos pontos no entanto) para evoluir esta característica em jogo. Mas isto é algo que ainda estou resolvendo; do contrário, se pagará os pontos e se somará à interpretação.
COMO VAI FUNCIONAR (termos de interpretação)
1. É obrigatório que o personagem possua um Paradigma e crença fortes e muito bem estabelecidos, e que estes guiem suas ações e conduta. A Fé não é uma mente aberta a todas as coisas; a Fé é uma verdade absoluta na qual seu personagem acredita.
Manter essa conduta regularmente significa manter seus níveis de Fé Verdadeira. Sair do caminho estipulado, mudar de crença ou de paradigma, siginifica perder níveis de Fé Verdadeira ou mesmo a característica toda (dependendo da dramaticidade da mudança).
2. Também é obrigatório que o personagem possua uma explicação de como pode ser capaz de empregar uma parcela do poder divino (Fé Verdadeira) e ainda empregar um poder pessoal (Mágika). O Tradition Book dos Coristas, página 63, traz alguns exemplos de pensamentos que explicam essa relação. O do seu personagem não precisa, necessariamente, ser um deles; no entanto, ele precisa possuir uma explicação para tal.
3. Realizar milagres medianos ou grandes dentro do jogo pode fazer com que o personagem perca temporariamente um ou mais níveis de Fé Verdadeira. Mas nada que um episódio que recupere suas forças espirituais não cure: fazer uma peregrinação, uma seqüência maior de orações, jejuns, ou qualquer outra coisa relacionada à crença em questão (assim como se recupera Força de Vontade através de Natureza).
4. Agora a parte chata: o jogador não tem controle algum sobre a manifestação da Fé Verdadeira. Isto quer dizer que você pode declarar:
"Estou usando Primórdio e lançando uma Prime-Ball para fritar aquele tinhoso inimigo! ò_ó"
Ou
"Estou usando Fé Verdadeira e lançando uma Fé-Ball-Verdadeira para fritar aquele tinhoso inimigo! ò_ó"
No primeiro caso você testa Arete e vê o tamanho da Prime-Ball que conseguiu soltar.
No segundo caso, se eu, Narrador, não estiver a fim ou achar que sua declaração não compete com a cena... Puf! E nada de Fé-Ball-Verdadeira. U_U
A base sólida e fonte inerente da sua Fé é a crença e o pensamento. Se como Narrador julgar que o pedido do personagem é sincero, e que sua convicção é forte é pertinente com o Paradigma, o dito milagre vai acontecer. Do contrário, não.
Se eu não posso controlar os milagres, qual a vantagem em ter essa @#$%&*? ¬¬
Bom, primeiro aquela coisa de sempre: os outros personagem percebem que você é especial, que há algo de muito sólido e convicto no que você faz e diz. Segundo que, embora seja o Narrador que controle os poderes, mais hora menos hora, eles surgem. \o/
Pode ser por um pedido do seu personagem, ou por simples "intervenção divina".
Pode ser que, no instante final de uma batalha, já não haja mais forças no seu mago, e aquela última rotina em que ele emprega a própria vida simplesmente não seria suficiente. Mas alguma coisa intercede, e além de um raio cósmico fulminar seu inimigo, o mago ainda se safa com vida.
Pode ser também que aquele aprendiz Nefandus que você nem sabe que existe te jogou uma praga entrópica, mas por algum acaso cármico, ela falhe, sem explicação alguma e sem você nem saber que ela existia.
________________
As manifestações de Fé Verdadeira incluem: curar com o toque, transmutações (como água em vinho), visões proféticas, escudo espiritual (como corpo-fechado), convicção (recupera Força de Vontade), resistência mental, dentre outras.
Os poderes de Fé Verdadeira estão descritos no Tradition Book Celestial Chorus, páginas 63-65. Aconselho que os interessados dêem uma lida, pois o que apresento neste post é apenas a minha posição como Narrador, e não um compêndio de regras. Além disso, o livro traz algumas sugestões de como o personagem pode explicar ser um Mago e um devoto ao mesmo tempo.