DANEE TEM DE JOGAR MAGO SE NÃO NÃO GANHA POSTO 2! \Ò.O/ + pressão
==================
Livros Traduzidos de Mago: A Ascensão
Rogue Council

27 de março de 2009

Aviso aos Navegantes

LIMITAÇÕES DE UM MAGO SEM A ESFERA DE PRIMÓRDIO

Este personagem não possui conhecimento para manipular Quintessência. Logo:

1. Não poderá reabastecer seu Padrão com Quintessência.
Em termos práticos, isso significa que o Mago só consegue acumular Quintessência igual ao seu nível de Avatar. Se o Antecedente Avatar for 2, o Mago só poderá dispor de dois pontos de Quintessência por vez (naquela roda de quadrinhos da ficha).

2. Não poderá absorver Quintessência livremente.
Mesmo que outro Mago - que possua Primórdio - tente passar Quintessência para ele, o Mago sem a Esfera será incapaz de armazenar a energia. O Mago sem Primórdio só recupera Quintessência em Nodos, mediante um teste de Meditação + Percepção, dificuldade 7. Cada sucesso recupera 1 ponto, até o limite do Antecedente Avatar.

Sem Primórdio, o Mago ainda pode pagar Quintessência para abastecer mágikas (diminuir dificuldade, criar coisas do nada...)?

Pode. Mas apenas a Quintessência do seu Padrão.

Ou seja, um Mago com Antecedente Avatar 2, só pode armazenar 2 pontos de Quintessência e, desta forma, só poderá abastecer sua mágika com esses dois pontos.

Ele não pode usar Quintessência despendida no ar, presente em Nodos, ou qualquer outro tipo de canalização de energia que não seja aquela contida no seu Padrão.

Extrair Quintessência de Nodos exige Primórdio 1; criar coisas do nada exige Primórdio 2; extrair Quintessência de Talismãs, Sorvos e Periaptos exige Primórdio 3; e extrair Quintessência do ambiente exige Primórdio 5.

Sem Primórdio, o Mago pode sentir manifestações mágikas ao redor?

Pode. Mas de forma muito rudimentar.

Qualquer Mago com Primórdio 1 tem direito ao teste de Percepção + Consciência para perceber magias ou criaturas sobrenaturais nos arredores (sem necessidade de um Efeito). Um Efeito de Primórdio 1 possibilitaria ainda "enxergar" a magia, de forma a ver Efeitos sendo conjurados mesmo de Esferas que o Mago não possua. Uma outra vantagem é que o Mago com esse conhecimento pode perceber resquícios de mágikas feitas há algum tempo.

Magos sem Primórdio podem sentir a conjuração de magias apenas das Esferas que possuem (com os sentidos de percepção do nível 1); entretanto, algumas Esferas e algumas mágicas não permitirão isso apenas com o teste de Percepção + Consciência, sendo necessário conjurar um Efeito para tal.

Além disso, essa percepção básica das outras Esferas não dá a consciência de mágicas já feitas. Isto é, trata-se de algo mais momentâneo, e de um sentido mais intuitivo do que preciso, além de não revelar a "visão" da mágica, apenas o sentido de que ela foi feita.

Magias que empreguem Quintessência são mais perceptíveis, pois geram uma oscilação maior na Trama; entretanto, um Mago sem Primórdio pode confundir essa oscilação com acontecimentos não-mágicos que também gerem tal oscilação (um culto fervoroso de católicos; Copa do Mundo; show do Elvis, Animecon... ).

Nenhum comentário: