PROCURA DE ARETE
Como funciona:
A Procura é internalizada; isto quer dizer que, por um momento apenas no mundo físico, o Mago passa por grande transformação no seu eu interior. Na sua mente, essa Procura pode ser uma longa conversa, uma viajem que dure “n” tempo, ou qualquer outra coisa que o valha; em quanto que no real, isso não passaria de um lampejo epifânico.
Regras de Sistema:
A Procura de Arete consome nível novo x 8 pontos, que devem ser pagos antes da Procura começar. Além disso, se falha no teste proposto, além de não evoluir o Arete, o player perde os pontos pagos. Isto reflete, in off, o esforço (e fracasso) que o Mago sofre in on.
PROCURA DE ESFERA
Como funciona:
A Procura é externa, isto é, despende-se tempo in on para executá-la. Seria uma opção para o char que não possui Mentor/Grimório/Biblioteca e pretende atingir um conhecimento que não possui. Desta forma, esse mesmo char deve se propor a fazer uma busca com base no Paradigma.
Por exemplo:
Jean poderia se propor ao Caminho de Santiago, que remeteria a antepassados cristãos, e todas as pessoas que depositam sua fé naquele local através das décadas. A sensibilidade e afinidade com isso poderia lhe trazer Tempo nível 1.
Mei-Hai, que já possuía Forças 2, poderia procurar um ponto de equilíbrio, de harmonia, dentro de um vulcão ativo, onde a sua concentração devesse ser definitiva para ela morrer ou não.
Zaraki poderia passar dias em certas regiões da Índia, convivendo com a degeneração daquela gente para entender os conceitos e ser capaz de usar Entropia 4.
Em suma, esses exemplos são toscos e lineares, mas acho que clareiam o que eu quero dizer com “fazer uma busca com base no Paradigma”.
Regras de sistema:
De início, pensei em aplicar essa liberdade apenas por efeitos plásticos. Ou seja, a Procura de Esfera não mudaria nada, apenas daria ao player o “direito” de pedir por uma aventura solo. O char sairia rumo à busca a que se propusesse, e deveria concluí-la. Conclusa a missão, ele pagaria os pontos e colocaria o nível da Esfera, subentendendo-se que a busca tenha durado o tempo de estudo de que ele deveria dispor normalmente. Se a missão não se concluísse, ele não perderia nada, mas também não ganharia nada.
Os problemas disso:
- O player que anseie por uma busca para Esferas de nível 3, por exemplo, teria de se distanciar por meses a fio. E isso não implicaria, necessariamente, do restante do grupo deixar de ir lá cutucar os Nefandi e/ou matar o inimigo de fase para esperar o nobre companheiro voltar.
- O char poderia muito bem não passar na Procura, desta forma perdendo seu tempo in on “à toa”.
- Além disso, partir neste tipo de jornada poderia vir a significar algumas sessões sem ações para fazer.
- Apesar de tudo, essa Procura de Esfera seria opcional. Isto é, não quer fazer desta forma? Não faça. Use seu Grimório/Biblioteca/Mentor/Companheiro-de-Cabala-com-Paradigma-contrário-ao-seu. Vou fazer o quê? XD
O que eu quero de vocês:
Que opinem. Eu gostaria muito de implementar esse tipo de Procura, mas estou me deparando com alguns problemas recorrentes à mecânica de jogo (leia-se: futuras reações de players). Desta forma, estou abrindo espaço para ouvir o que vocês têm a dizer antes de tomar a decisão final.
Obviamente, idéias são bem-vindas.
Recorrências a isso poderiam ser:
- Pagar-se os pontos da mesma forma que a Procura de Arete. O player paga, faz a Procura em tempo muito mais curto (tipo alguns dias; mas não poderia ser interna, igual a de Avatar) e, sendo bem sucedido, garante o ponto pretendido na dita Esfera. Mas, caso fracasse, perde os pontos pagos.
- A Procura poderia diminuir um número “X” de pontos necessários à evolução da Esfera, ou diminuir o tempo de estudo necessário. Neste caso, teríamos que inventar um sistema para calcular de quanto seria esse valor “X” e, certamente, seria algo muito mínimo, de forma a não prejudicar os players que optem por comprar o convencional (como Grimório/Biblioteca/Mentor).
Enfim, eu tinha achado isso uma boa idéia, mas algumas discussões me fizeram rever o assunto.
Aguardo para ver o que vocês acham/sugerem.
Abraços.
Como funciona:
A Procura é internalizada; isto quer dizer que, por um momento apenas no mundo físico, o Mago passa por grande transformação no seu eu interior. Na sua mente, essa Procura pode ser uma longa conversa, uma viajem que dure “n” tempo, ou qualquer outra coisa que o valha; em quanto que no real, isso não passaria de um lampejo epifânico.
Regras de Sistema:
A Procura de Arete consome nível novo x 8 pontos, que devem ser pagos antes da Procura começar. Além disso, se falha no teste proposto, além de não evoluir o Arete, o player perde os pontos pagos. Isto reflete, in off, o esforço (e fracasso) que o Mago sofre in on.
PROCURA DE ESFERA
Como funciona:
A Procura é externa, isto é, despende-se tempo in on para executá-la. Seria uma opção para o char que não possui Mentor/Grimório/Biblioteca e pretende atingir um conhecimento que não possui. Desta forma, esse mesmo char deve se propor a fazer uma busca com base no Paradigma.
Por exemplo:
Jean poderia se propor ao Caminho de Santiago, que remeteria a antepassados cristãos, e todas as pessoas que depositam sua fé naquele local através das décadas. A sensibilidade e afinidade com isso poderia lhe trazer Tempo nível 1.
Mei-Hai, que já possuía Forças 2, poderia procurar um ponto de equilíbrio, de harmonia, dentro de um vulcão ativo, onde a sua concentração devesse ser definitiva para ela morrer ou não.
Zaraki poderia passar dias em certas regiões da Índia, convivendo com a degeneração daquela gente para entender os conceitos e ser capaz de usar Entropia 4.
Em suma, esses exemplos são toscos e lineares, mas acho que clareiam o que eu quero dizer com “fazer uma busca com base no Paradigma”.
Regras de sistema:
De início, pensei em aplicar essa liberdade apenas por efeitos plásticos. Ou seja, a Procura de Esfera não mudaria nada, apenas daria ao player o “direito” de pedir por uma aventura solo. O char sairia rumo à busca a que se propusesse, e deveria concluí-la. Conclusa a missão, ele pagaria os pontos e colocaria o nível da Esfera, subentendendo-se que a busca tenha durado o tempo de estudo de que ele deveria dispor normalmente. Se a missão não se concluísse, ele não perderia nada, mas também não ganharia nada.
Os problemas disso:
- O player que anseie por uma busca para Esferas de nível 3, por exemplo, teria de se distanciar por meses a fio. E isso não implicaria, necessariamente, do restante do grupo deixar de ir lá cutucar os Nefandi e/ou matar o inimigo de fase para esperar o nobre companheiro voltar.
- O char poderia muito bem não passar na Procura, desta forma perdendo seu tempo in on “à toa”.
- Além disso, partir neste tipo de jornada poderia vir a significar algumas sessões sem ações para fazer.
- Apesar de tudo, essa Procura de Esfera seria opcional. Isto é, não quer fazer desta forma? Não faça. Use seu Grimório/Biblioteca/Mentor/Companheiro-de-Cabala-com-Paradigma-contrário-ao-seu. Vou fazer o quê? XD
O que eu quero de vocês:
Que opinem. Eu gostaria muito de implementar esse tipo de Procura, mas estou me deparando com alguns problemas recorrentes à mecânica de jogo (leia-se: futuras reações de players). Desta forma, estou abrindo espaço para ouvir o que vocês têm a dizer antes de tomar a decisão final.
Obviamente, idéias são bem-vindas.
Recorrências a isso poderiam ser:
- Pagar-se os pontos da mesma forma que a Procura de Arete. O player paga, faz a Procura em tempo muito mais curto (tipo alguns dias; mas não poderia ser interna, igual a de Avatar) e, sendo bem sucedido, garante o ponto pretendido na dita Esfera. Mas, caso fracasse, perde os pontos pagos.
- A Procura poderia diminuir um número “X” de pontos necessários à evolução da Esfera, ou diminuir o tempo de estudo necessário. Neste caso, teríamos que inventar um sistema para calcular de quanto seria esse valor “X” e, certamente, seria algo muito mínimo, de forma a não prejudicar os players que optem por comprar o convencional (como Grimório/Biblioteca/Mentor).
Enfim, eu tinha achado isso uma boa idéia, mas algumas discussões me fizeram rever o assunto.
Aguardo para ver o que vocês acham/sugerem.
Abraços.
2 comentários:
Galerë, acho que é válido considerarmos uma noção de "espera" ou "todo mundo vai junto" caso uma Procure desse porte comece. Questão de comodidade pra Kao e também pra não ocorrer coisas que ocorreram na Crônica passada.
Ah, e também acabar com esse jeito Jack Bauer de ser e resolver as coisas como pessoas normais (ou seja, falando com Aliados hoje e esperando uma resposta pra semana seguinte, começando uma Investigação na terça que só terminaria dali um mês e coisas do tipo).
gostei da idéia de pontos/tempo mais amenos
ps. A Danee nao tem auspicios
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