Construir uma visão de mundo completa para um personagem fictício pode ser uma tarefa assustadora. Na maioria dos outros jogos você pode deixar isso de lado e engrandecer o seu personagem no decorrer da crônica, já Mago exige que você defina essa elaborada posição na mágica antes que possa começar o jogo. Mas e aí? É evidente que o paradigma é uma parte importante do personagem, mas como fazer um?
Seguindo uns poucos passos rápidos, você terá um paradigma funcional em cerca de cinco minutos. Todavia, é importante notar que construir um paradigma não é exatamente como criar um personagem. Como o paradigma é a visão do seu personagem de como a mágica interage com o mundo ao redor, não basta simplesmente distribuir uns pontos e obter com um resultado direto. Um paradigma elaborado não tem nenhum efeito direto no jogo, além de uma compreensão melhor do seu personagem.
Como qualquer outra regra ou elemento do jogo, você só deve usá-lo se se sentir confortável com isso. Se a palavra “paradigma” te faz pensar numa tola e pretensiosa discussão com o Narrador de que é claro que o paradigma do seu personagem permite transformar o NPC vampiro numa cadeira de jardim, então paradigma é a última coisa com que você deve se preocupar quando jogar Mago. Se você é o Narrador que desesperadamente espera salvar seu jogo de Mago de um grupo de canhões-de-Esfera ambulantes, adicionar paradigma talvez possa ser uma forma de libertá-los de todas aquelas ações toscas e te dar uma amostra do que é aquele “jogo de interpretação” de que você tanto ouviu falar. Use essas palavras para o seu jogo, seus jogadores, e para você mesmo.
ESFERA DE ASSOCIAÇÃO
O primeiro passo é escolher a Esfera que melhor foca as percepções do seu mago e seu uso da mágica. As Tradições já possuem Esferas associadas a elas, de qualquer forma. Não é surpresa que um mago possa ter algo assim também.
Há várias formas de se escolher a Esfera apropriada. Ela é geralmente, mas não sempre, a Esfera mais alta que se escolhe durante a criação de personagem. Talvez seja a Esfera associada com a Tradição do mago. Poderia ainda ser aquela que ele usa mais. Pode ser até mesmo a Esfera que você, como jogador, acha mais legal!
Na maioria dos casos, o mago deve possuir ao menos um nível na Esfera para se associar com ela. Não é uma regra gravada em pedra, de forma que poderia ser interessante basear o paradigma numa Esfera que você ainda não possui – entretanto, o Narrador não deve permitir isso, a menos que ele esteja satisfeito com o seu raciocínio.
Agora que você já escolheu uma associação, o que isso quer dizer exatamente? Como usá-la dentro do jogo?
O jeito mais fácil é incorporar essa Esfera nos efeitos mágicos do seu personagem, sempre que possível. Não se sinta desencorajado se o seu Narrador disser que sua Esfera não se aplica à situação. Descobrir os limites da sua Esfera de associação é tão importante quanto determinar como ela pode afetar o que cerca seu personagem. Conforme a crônica progride, você irá ganhar um entendimento bem maior do paradigma do seu personagem apenas usando a Esfera de associação.
Outro método de se usar a Esfera de associação é ler e reler a Esfera e as descrições de efeitos para se ter idéias. Isso não se limita aos meios que a Esfera pode ser usada no jogo, mas encontrar conceitos interessantes que te deixem intrigado. Mago é um jogo sobre conceitos e realidades contrastantes, acima de tudo, e compreender os seus próprios conceitos e visões das coisas faz parte da diversão. Por exemplo, se você não concorda com a teoria dos Oradores dos Sonhos de que a Matéria são fragmentos dos sonhos da Mãe Terra (Mago 3ª ed., p. 173), explore como você acha que isso deveria ser dentro do paradigma do seu personagem. Se você gosta da possibilidade de Entropia quebrar sistemas complexos (Mago 3ª ed., p. 161), incorpore essas idéias ao seu personagem. Explore o capítulo sobre as Esferas no Mago 3ª ed. para ter idéias mais amplas. Leva um pouco mais de tempo para se preparar, mas pode te dar uma compreensão mais definida sobre o paradigma do seu personagem.
ASSOCIAÇÕES MÚLTIPLAS
Um jeito fácil de dar mais profundidade a esse processo é associar duas Esferas com o paradigma do seu personagem. Isso adiciona um nível de complexidade para se jogar com o personagem, mas pode produzir alguns resultados interessantes. A mesma combinação pode criar múltiplos resultados, limitados apenas pela sua imaginação. É simples associar Matéria e Entropia com um personagem e vir com múltiplos conceitos de como ele usa isso e por quê. Por exemplo, um personagem pode primariamente associar Matéria e Entropia para:
• Trabalhar na prevenção da decadência do mundo físico, ou, alternativamente, encorajá-la.
• Analisar padrões para encontrar o exemplar físico perfeito de um conceito abstrato.
• Corroer o conceito de uma coisa física específica, com o propósito de refazê-la com um novo conceito, dentro do entendimento do personagem.
• Criar qualquer uma das combinações acima.
Entenda que usar duas Esferas juntas é mais complicado do que uma única Esfera de associação, mas isso faz parte da graça do jogo.
Cada Avatar possui uma certa qualidade conhecida como Essência que trabalha para direcionar os esforços místicos do mago. Há magos que teorizam que a Essência é uma predisposição intrínseca, ou, em outras palavras, a “personalidade” do Avatar. Interpretações à parte, não há dúvidas de que o impacto da Essência sobre as ações do mago são sutis e profundas. Além de direcionar as ações do dia-a-dia do mago, o Avatar lhe dá um empurrãozinho rumo à direção principal.
A influência da Essência pode ser representada no paradigma do mago. Para fazer isso, gaste alguns momentos refletindo sobre a Essência que você selecionou durante a criação do personagem. Releia a descrição na página 95 do Mago 3ª ed. se você não se lembrar exatamente do que ela significa.
Depois disso, pense na Esfera de associação do personagem. Considere como ambas podem interagir. As Essências direcionam os magos em seus sensos gerais de propósito, enquanto a Esfera de associação garante as ferramentas místicas para se alcançar esse propósito. O que significa ser um mago Dinâmico com associação em Mente? Como um mago Investigador com associação em Correspondência olha para o mundo? Quando um mago Primordial com associação em Tempo usa sua magia? Reflita brevemente sobre as possibilidades de interação. Pense na Essência como provendo ao personagem uma direção geral para viajar, enquanto a Esfera de associação dá ao personagem um caminho específico.
Com isso em mente, escreve umas poucas frases descrevendo o caminho do seu personagem para atingir esse propósito. Comece com um verbo, e acrescente um fragmento de sentença curta, vaga. Uma vez que as tenha escrito, circule a frase que você acha que melhor exemplifica a influência da Essência no paradigma do seu personagem. Lembre-se de que não há “respostas certas” para esse exercício, então siga para onde você achar certo.
A frase que você selecionou é a base do paradigma do seu personagem. Embora apenas uma pequena parte de um todo maior, esse aspecto é o que amarra tudo junto. Isso garante a direção base que o caminho para a iluminação do mago irá seguir.
O próximo passo na criação de um paradigma envolve o uso de Estilos de Paradigma, originalmente descritos na página 93 do Bitter Road. Esses Estilos expressam a concepção do mago de como o seu paradigma se relaciona com o resto do universo. Resumindo:
• Rígido: Seu paradigma é o único caminho verdadeiro. Os outros podem usar magia, mas ele não estão usando direito.
• Fechado: Seu paradigma é uma visão pessoal da verdade. Você pode tentar fazer os outros enxergarem seu ponto de vista: não porque você ache que eles estejam errados, mas por que você sabe que as coisas funcionam para você.
• Aberto: Seu paradigma é uma verdade no meio de muitas. Outros magos podem encontrar a que melhor se adequa a eles, e então tomá-las para si.
• Liberal: Não há “uma maneira certa de se olhar as coisas”. Você está sempre aprendendo, e você incorpora o que funciona para os outros ao seu paradigma.
Se você não tem um ainda, escolha o Estilo de Paradigma que melhor se enquadra ao seu personagem. Escreva uma única frase que foque um aspecto da sua Esfera: como a Esfera interage com a realidade, condições sob as quais você usaria e não usaria a Esfera, etc. Isso serve para sublinhar o ponto em que seu estilo é baseado dentro da sua visão de composição da realidade, filtrado através das lentes da sua Esfera de associação.
Geralmente, personagens com estilos mais conservadores terão aspectos igualmente conservadores em seu estilo. O oposto se aplica aos aspectos tolerantes. Entretanto, este nem sempre é o caso. É possível para um personagem firmemente acreditar em uma visão liberal. Reciprocamente, um personagem pode temporariamente manter uma rígida visão conservadora até que uma melhor apareça. Isso é completamente válido para encorajar essa justaposição com um paradigma.
É importante ter uma mescla interessante para o paradigma do seu personagem. Nem precisaria dizer, mas seu paradigma precisa ser divertido. Algo inteligente e esotérico não será nada bom se você não se divertir jogando com isso. Com isso em mente, você precisa estabelecer ganchos que você não apenas possa usar, mas que você queira usar.
Encontre uma idéia. Escreva três frases sobre ela e enquadre-as no contexto do mundo de Mago. Isso pode trazer um par de complicações. Nem todas as idéias se encaixarão automaticamente ao mundo do jogo, e vice-versa. O ideal é que você tenha a chance de conversar com seu Narrador enquanto toma um café, e veja como a visão individual do Narrador sobre o jogo irá influenciar sobre o que você pode e não pode levar adiante.
Bons ganchos virão de conceitos que você julga interessantes. Você certamente encontrará bons ganchos seguindo os jornais, assistindo televisão, filmes, ou lendo livros, mas na maioria das vezes o melhor caminho é interagindo com as pessoas de visões diferentes das suas. Qualquer idéia que te inspire pode ser incorporada ao paradigma, permitindo que você as explore dentro do contexto do jogo.
Agora que você já entendeu tudo sobre essa parte, é hora de finalizar o paradigma.Dê uma olhada nos aspectos da Esfera de Associação do seu personagem, Essência, Estilo de Paradigma e Ganchos. Entenda como todos eles interagem. Uma vez que você tenha um panorama claro do paradigma, trabalhe para amarrar as pontas soltas. Pense em como o paradigma afeta o personagem, particularmente com relação à Ressonância. Pressinta como a mágica do personagem se expressa: como ela se parece quando é conjurada? Finalmente, selecione um foco para sua Esfera de associação.
E isso é tudo! Você está pronto para jogar Mago com um paradigma completamente desenvolvido.
Seguindo uns poucos passos rápidos, você terá um paradigma funcional em cerca de cinco minutos. Todavia, é importante notar que construir um paradigma não é exatamente como criar um personagem. Como o paradigma é a visão do seu personagem de como a mágica interage com o mundo ao redor, não basta simplesmente distribuir uns pontos e obter com um resultado direto. Um paradigma elaborado não tem nenhum efeito direto no jogo, além de uma compreensão melhor do seu personagem.
Como qualquer outra regra ou elemento do jogo, você só deve usá-lo se se sentir confortável com isso. Se a palavra “paradigma” te faz pensar numa tola e pretensiosa discussão com o Narrador de que é claro que o paradigma do seu personagem permite transformar o NPC vampiro numa cadeira de jardim, então paradigma é a última coisa com que você deve se preocupar quando jogar Mago. Se você é o Narrador que desesperadamente espera salvar seu jogo de Mago de um grupo de canhões-de-Esfera ambulantes, adicionar paradigma talvez possa ser uma forma de libertá-los de todas aquelas ações toscas e te dar uma amostra do que é aquele “jogo de interpretação” de que você tanto ouviu falar. Use essas palavras para o seu jogo, seus jogadores, e para você mesmo.
ESFERA DE ASSOCIAÇÃO
O primeiro passo é escolher a Esfera que melhor foca as percepções do seu mago e seu uso da mágica. As Tradições já possuem Esferas associadas a elas, de qualquer forma. Não é surpresa que um mago possa ter algo assim também.
Há várias formas de se escolher a Esfera apropriada. Ela é geralmente, mas não sempre, a Esfera mais alta que se escolhe durante a criação de personagem. Talvez seja a Esfera associada com a Tradição do mago. Poderia ainda ser aquela que ele usa mais. Pode ser até mesmo a Esfera que você, como jogador, acha mais legal!
Na maioria dos casos, o mago deve possuir ao menos um nível na Esfera para se associar com ela. Não é uma regra gravada em pedra, de forma que poderia ser interessante basear o paradigma numa Esfera que você ainda não possui – entretanto, o Narrador não deve permitir isso, a menos que ele esteja satisfeito com o seu raciocínio.
Agora que você já escolheu uma associação, o que isso quer dizer exatamente? Como usá-la dentro do jogo?
O jeito mais fácil é incorporar essa Esfera nos efeitos mágicos do seu personagem, sempre que possível. Não se sinta desencorajado se o seu Narrador disser que sua Esfera não se aplica à situação. Descobrir os limites da sua Esfera de associação é tão importante quanto determinar como ela pode afetar o que cerca seu personagem. Conforme a crônica progride, você irá ganhar um entendimento bem maior do paradigma do seu personagem apenas usando a Esfera de associação.
Outro método de se usar a Esfera de associação é ler e reler a Esfera e as descrições de efeitos para se ter idéias. Isso não se limita aos meios que a Esfera pode ser usada no jogo, mas encontrar conceitos interessantes que te deixem intrigado. Mago é um jogo sobre conceitos e realidades contrastantes, acima de tudo, e compreender os seus próprios conceitos e visões das coisas faz parte da diversão. Por exemplo, se você não concorda com a teoria dos Oradores dos Sonhos de que a Matéria são fragmentos dos sonhos da Mãe Terra (Mago 3ª ed., p. 173), explore como você acha que isso deveria ser dentro do paradigma do seu personagem. Se você gosta da possibilidade de Entropia quebrar sistemas complexos (Mago 3ª ed., p. 161), incorpore essas idéias ao seu personagem. Explore o capítulo sobre as Esferas no Mago 3ª ed. para ter idéias mais amplas. Leva um pouco mais de tempo para se preparar, mas pode te dar uma compreensão mais definida sobre o paradigma do seu personagem.
ASSOCIAÇÕES MÚLTIPLAS
Um jeito fácil de dar mais profundidade a esse processo é associar duas Esferas com o paradigma do seu personagem. Isso adiciona um nível de complexidade para se jogar com o personagem, mas pode produzir alguns resultados interessantes. A mesma combinação pode criar múltiplos resultados, limitados apenas pela sua imaginação. É simples associar Matéria e Entropia com um personagem e vir com múltiplos conceitos de como ele usa isso e por quê. Por exemplo, um personagem pode primariamente associar Matéria e Entropia para:
• Trabalhar na prevenção da decadência do mundo físico, ou, alternativamente, encorajá-la.
• Analisar padrões para encontrar o exemplar físico perfeito de um conceito abstrato.
• Corroer o conceito de uma coisa física específica, com o propósito de refazê-la com um novo conceito, dentro do entendimento do personagem.
• Criar qualquer uma das combinações acima.
Entenda que usar duas Esferas juntas é mais complicado do que uma única Esfera de associação, mas isso faz parte da graça do jogo.
ESSÊNCIA
Cada Avatar possui uma certa qualidade conhecida como Essência que trabalha para direcionar os esforços místicos do mago. Há magos que teorizam que a Essência é uma predisposição intrínseca, ou, em outras palavras, a “personalidade” do Avatar. Interpretações à parte, não há dúvidas de que o impacto da Essência sobre as ações do mago são sutis e profundas. Além de direcionar as ações do dia-a-dia do mago, o Avatar lhe dá um empurrãozinho rumo à direção principal.
A influência da Essência pode ser representada no paradigma do mago. Para fazer isso, gaste alguns momentos refletindo sobre a Essência que você selecionou durante a criação do personagem. Releia a descrição na página 95 do Mago 3ª ed. se você não se lembrar exatamente do que ela significa.
Depois disso, pense na Esfera de associação do personagem. Considere como ambas podem interagir. As Essências direcionam os magos em seus sensos gerais de propósito, enquanto a Esfera de associação garante as ferramentas místicas para se alcançar esse propósito. O que significa ser um mago Dinâmico com associação em Mente? Como um mago Investigador com associação em Correspondência olha para o mundo? Quando um mago Primordial com associação em Tempo usa sua magia? Reflita brevemente sobre as possibilidades de interação. Pense na Essência como provendo ao personagem uma direção geral para viajar, enquanto a Esfera de associação dá ao personagem um caminho específico.
Com isso em mente, escreve umas poucas frases descrevendo o caminho do seu personagem para atingir esse propósito. Comece com um verbo, e acrescente um fragmento de sentença curta, vaga. Uma vez que as tenha escrito, circule a frase que você acha que melhor exemplifica a influência da Essência no paradigma do seu personagem. Lembre-se de que não há “respostas certas” para esse exercício, então siga para onde você achar certo.
A frase que você selecionou é a base do paradigma do seu personagem. Embora apenas uma pequena parte de um todo maior, esse aspecto é o que amarra tudo junto. Isso garante a direção base que o caminho para a iluminação do mago irá seguir.
ESTILOS DE PARADIGMA
O próximo passo na criação de um paradigma envolve o uso de Estilos de Paradigma, originalmente descritos na página 93 do Bitter Road. Esses Estilos expressam a concepção do mago de como o seu paradigma se relaciona com o resto do universo. Resumindo:
• Rígido: Seu paradigma é o único caminho verdadeiro. Os outros podem usar magia, mas ele não estão usando direito.
• Fechado: Seu paradigma é uma visão pessoal da verdade. Você pode tentar fazer os outros enxergarem seu ponto de vista: não porque você ache que eles estejam errados, mas por que você sabe que as coisas funcionam para você.
• Aberto: Seu paradigma é uma verdade no meio de muitas. Outros magos podem encontrar a que melhor se adequa a eles, e então tomá-las para si.
• Liberal: Não há “uma maneira certa de se olhar as coisas”. Você está sempre aprendendo, e você incorpora o que funciona para os outros ao seu paradigma.
Se você não tem um ainda, escolha o Estilo de Paradigma que melhor se enquadra ao seu personagem. Escreva uma única frase que foque um aspecto da sua Esfera: como a Esfera interage com a realidade, condições sob as quais você usaria e não usaria a Esfera, etc. Isso serve para sublinhar o ponto em que seu estilo é baseado dentro da sua visão de composição da realidade, filtrado através das lentes da sua Esfera de associação.
Geralmente, personagens com estilos mais conservadores terão aspectos igualmente conservadores em seu estilo. O oposto se aplica aos aspectos tolerantes. Entretanto, este nem sempre é o caso. É possível para um personagem firmemente acreditar em uma visão liberal. Reciprocamente, um personagem pode temporariamente manter uma rígida visão conservadora até que uma melhor apareça. Isso é completamente válido para encorajar essa justaposição com um paradigma.
GANCHOS
É importante ter uma mescla interessante para o paradigma do seu personagem. Nem precisaria dizer, mas seu paradigma precisa ser divertido. Algo inteligente e esotérico não será nada bom se você não se divertir jogando com isso. Com isso em mente, você precisa estabelecer ganchos que você não apenas possa usar, mas que você queira usar.
Encontre uma idéia. Escreva três frases sobre ela e enquadre-as no contexto do mundo de Mago. Isso pode trazer um par de complicações. Nem todas as idéias se encaixarão automaticamente ao mundo do jogo, e vice-versa. O ideal é que você tenha a chance de conversar com seu Narrador enquanto toma um café, e veja como a visão individual do Narrador sobre o jogo irá influenciar sobre o que você pode e não pode levar adiante.
Bons ganchos virão de conceitos que você julga interessantes. Você certamente encontrará bons ganchos seguindo os jornais, assistindo televisão, filmes, ou lendo livros, mas na maioria das vezes o melhor caminho é interagindo com as pessoas de visões diferentes das suas. Qualquer idéia que te inspire pode ser incorporada ao paradigma, permitindo que você as explore dentro do contexto do jogo.
CONSELHOS FINAIS
Agora que você já entendeu tudo sobre essa parte, é hora de finalizar o paradigma.Dê uma olhada nos aspectos da Esfera de Associação do seu personagem, Essência, Estilo de Paradigma e Ganchos. Entenda como todos eles interagem. Uma vez que você tenha um panorama claro do paradigma, trabalhe para amarrar as pontas soltas. Pense em como o paradigma afeta o personagem, particularmente com relação à Ressonância. Pressinta como a mágica do personagem se expressa: como ela se parece quando é conjurada? Finalmente, selecione um foco para sua Esfera de associação.
E isso é tudo! Você está pronto para jogar Mago com um paradigma completamente desenvolvido.
Esse texto foi retirado e traduzido livremente do
Guide to the Traditions, p. 59-61.
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Acho que esse texto pode ser útil para todo nós do grupo. Assim que eu terminar de digitar, colocou o Paradigma da Élis aqui, seguindo esses passos, como exemplo de uso. =)
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