DANEE TEM DE JOGAR MAGO SE NÃO NÃO GANHA POSTO 2! \Ò.O/ + pressão
==================
Livros Traduzidos de Mago: A Ascensão
Rogue Council

12 de fevereiro de 2010

Nomes Verdadeiros

Aos interessados em realizar o tal Ritual (independentemente dos motivos), lembro que o primeiro passo é possuir o Nome Verdadeiro do seu mago. Segue abaixo um trecho traduzido do Tradition Book Ordem de Hermes, que vou tomar como regra para utilização do tal nome. 

Embora essas regras sejam estritamente para magos Herméticos, vou utilizá-las no que diz respeito aos benefícios e desvantagens, conforme descritas no sistema.

"O Nome Verdadeiro de um mago da Ordem, por outro lado, é mais do que um motivo de orgulho: é a consumação mais alta de auto-definição. O Nome Verdadeiro é composto pelo Nome das Sombras na íntegra, seguido das palavras "In Caligine Abditus" (ou "Nas Trevas Ocultado") e 10 sílabas (que não são de fato palavras). Juntos, todos esses sons ou caracteres escritos resumem a totalidade do ser Desperto do mago da Ordem, servindo como uma cópia heliográfica de sua natureza mística.

Como seria isso então? Um exemplo:

Nome de Nascimento: Erin Justine Connell

Nome de Ofício: Alexia Elizabeth Cavanaugh, bani Tytalus

Nome das Sombras: Alexia Erin Justine Connell Elizabeth Cavanaugh, bani Tytalus, Pedra de Fogo Que Não Queima, Senescal do Trono Argênteo, Leoa das Nove Estrelas e Guardiã da Torre Arruinada

Nome Verdadeiro: Alexia Erin Justine Connell Elizabeth Cavanaugh, bani Tytalus, Pedra de Fogo Que Não Queima, Senescal do Trono Argênteo, Leoa das Nove Estrelas e Guardiã da Torre Arruinada; In Caligine Abditus, Lahru Siume Tanek Keremot

O mago (ou qualquer sociedade mística) que possua o Nome Verdadeiro de um mago hermético pode afetá-lo magicamente ou conter suas mágicas com -2 nas dificuldades. Além disso, considera-se o Nome Verdadeiro como "amostra corporal" no alcance de Correspondência, não importa o quão distante esteja o mago ou o quão conhecido ele seja daquele que possui seu Nome.

Por que, então, a Ordem usaria os Nomes Verdadeiros, dado os óbvios riscos que eles representam? Defesa. Quando alvo de mágicas à distância de alguém que não saiba seu Nome Verdadeiro, o mago da Ordem é tratado, independentemente da distância ou outros fatores, como "sem conexão" na tabela de Correspondência. Além disso, ele subtrai seu Arete dos sucessos rolados para penetrar seus Efeitos de Proteção. Em outras palavras, é extremamente difícil confrontá-lo diretamente, ou prevenir que ele busque por um confronto direto, caso ele deseje isso.

Descobrir o nome verdadeiro de um mago hermético requere no mínimo Mente 4 (além de entendimento, e alguma aceitação, do poder dos Nomes Verdadeiros), sendo requeridos nada menos do que 1 sucesso por nível de Arete do mago em questão para desvendar sua natureza íntima (N.T.: ui!)."

- Tradition Book Order of Hermes, página 69 (ui!).


COMO OBTER O NOME VERDADEIRO

Com exceção da Ordem de Hermes, eu desconheço outro suplemento do sistema de Mago que descreva o uso/obtenção desses Nomes. Desta forma, uma vez que vocês não são todos Herméticos, para descobrir o Nome Verdadeiro estarei utilizando uma adaptação das regras descritas em Demônio: A Queda, as quais transcrevo abaixo:

- Examinar as ações do alvo (Inteligência + Ocultismo).

- Investigar as cenas de um crime, procurar por toques sutis que denunciem a personalidade do alvo (Percepção + Investigação).

- Interrogar pessoas (magos, companheiros ou coisas) próximas do alvo, descobrir como  se dirigem a ele (Manipulação + Intimidação).

- Revistar o santuário do alvo, encontrar seus pertences pessoais/mágicos e descobrir o que eles dizem sobre seu dono (Percepção + Empatia / Consciência).

- Observar os feitos mágicos do alvo. Toda vez que faz uma mágica, o mago deixa uma impressão na tessitura da realidade, semelhante a uma impressão digital psíquica - Ressonância. (Percepção + Ocultismo/Consciência).

Esses testes terão dificuldade elevada sempre (8, às vezes 9 se a ação for forçada ou incomum). Peço que sejam acumulados 10 sucessos por nível de Arete do alvo em questão.

Isso para se conseguir o Nome Verdadeiro de um terceiro. No caso dos jogadores interessados em conseguir o Nome Verdadeiro do próprio personagem, sugiro os mesmos testes/ações, sendo o número de suscessos necessários igual a nível do Arete x5.

Mas acrescento a opção de se substituir isso por um teste de Meditação (isento dos Atributos), dificuldade 10, menos o nível de Arete. 10 sucessos por nível de Arete.

O sistema de Demônio: A Queda (p. 255-56) traz uma explicação mais extensa do sentido de se ter/usar o Nome Verdadeiro, o que isso é, de fato, e algumas outras informações interessantes de compreensão. Não vou transcrevê-las aqui pois o texto é um pouco grande (e esse post já está um pouco extenso); mas o livro está à disposição para quem quiser conferir.


O GRANDE PROBLEMA DE VOCÊS

Usar o Nome Verdadeiro exige, acima de tudo, que esse conceito seja compreendido pelo Paradigma do seu personagem. Se seu mago não acredita nesse tipo de conceito abstrato de poder, isso tudo, para ele, não passa de uma grande besteira. Em outras palavras, aqueles que estão com a pretenção de usar o Nome Verdadeiro (seja o seu próprio ou de terceiros), precisam, antes de tudo, fazer com que isso seja parte da crença do personagem. 

Adianto que Soi Fong Li e Vitalle, até o momento, são os únicos personagens que eu, como Narrador, tenho certeza de que o Paradigma compreende o conceito. Desta forma:

Aleksyéi: Não
Antônio: Até onde sei, mesmo sendo Corista, não. (mas pode tentar me convencer xD).
Fabiano: Não sei. Idem situação do Antônio.
Irwine: Não mesmo 1.
Nayara: Não mesmo 2.
Soi Fong: High five! o/
Vitalle: High five! o/
 

Nenhum comentário: